segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Formação de Professores & Tecnologia

Desde a década de 80 vem acontecendo a formação de professores na área da informática, pois nessa época foram iniciadas as primeiras experiências com o uso do computador. Pela necessidade de profissionais qualificados, e limitações técnicas e financeiras, os pesquisadores devem buscar o conhecimento para estudar e elaborar novas metodologias de formação.
A tecnologia é hoje muito utilizada dependendo do tipo de demanda, das condições econômicas, da infra-estrutura e da disponibilidade de tempo dos professores formadores e dos professores em formação.
         No entanto têm mostrado que os professores devem buscar uma abordagem tecnológica diferente. De modo que a implantação da informática na escola envolve muito mais do que prover o docente com conhecimento sobre metodologias de como usar o computador na sua respectiva disciplina. Existem outras barreiras que nem o professor, nem a administração da escola conseguem vencer sem o auxílio de especialistas na área. Por exemplo, dificuldades de ordem administrativa sobre como viabilizar a presença dos professores nas diferentes atividades do curso ou problemas de ordem pedagógica: escolher um assunto do currículo para ser desenvolvido com ou sem o auxílio do computador.

2 comentários:

  1. Acredito que essa dificuldade de ordem adiministrativa que voce pontuou acima, ocorre devido a falta de capacitação. Imagine só uma escola onde a maioria dos professores não tenha acesso a informática ( ainda há casos de pessoas que não tem dominio)então de uma hora para outra sem capacitar esses profissionais a escola monta um laboratório de informática. Para os professores que acessa, que conhece os programas não teram dificuldade nenhuma de adaptar os ou alguns dos conteudos do curriculo, promovendo assim, uma aula dinâmica e prazerosa para os alunos. Mas aqueles profissionais que não conhece óbviavente
    vai se recusar. Com isso concordo com voce quando expõe que barreiras como essa a adiministração só conseguirá resolver com a ajuda de um especialista.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que ainda estamos em um período de transformação no que diz respeito ao uso do computador na escola como instrumento metodológico. Na verdade existe uma necessidade de mudança que, como mencionei, ainda está em processo. Como Santina falou, existem professores que não tem um amplo conhecimento na informática, e ressalto que existem outros que, mesmo tedo domínio nessa área e apesar de ter feito capacitações sobre como utilizar o computador em sua metodologia, não consegue, por algum motivo, utilizar metologicamente esse meio de informação.
    Um dos motivos que causa essa barreira é aquele pensamento: "eu aprendi assim, vou ensinar assim".
    Entrento, aos poucos esse pensmento "Grabriela" está passando por modificações.

    ResponderExcluir