sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

“O Futuro já começou”
Pensar na educação para o século XXI é refletir as novas perspectivas de formação do cidadão que vai desde o bebê que fragmenta a educação infantil até a formação de professores estes que estão preparando nossas crianças para o futuro!
São eles que, quando forem adultos, defrontarão com uma série de questões ambientais, econômicas e sociais que começam a emergir. A dúvida é, até que ponto a escola atual está preparada para dar conta da formação desses pequenos cidadãos de um mundo em transformação que nós adultos de hoje procuramos compreender com qual nem sempre estamos aptos a lidar.
Postado por Maria Helena.

4 comentários:

  1. Mesmo com toda tecnologia, ainda esbarramos nas burocracias que impedem o desenvolvimento da educação tecnológioca em nosso país. Alguns estados brasileiros, no Sul do país por exemplo já fazem uso em sala de aula de compurtadores. QuAndo será que no Nordeste principalmente nas escolas públicas municipais e estaduais este sonho vai se tornar realidade?

    Postado por Iara Regina

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  2. Vivemos num mundo acelerado e, urge a necessidade de investir na capacitação e formação de professores para o uso das novas tecnologias, visto que o seu alunado ja chega na sala de aula com um domínio das tics. Não adianta o governo disponibilizar equipamentos e os professores continuarem despreparados no sentido de não dominar as tecnologias que estrão ao seu alcance, tornando-se um amontoado de máquinas sem nenhuma utilidade. Diante disso, aguardo novas discussões para o enriquecimento de informações.

    Rosângela Guimarães

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  3. Realmente colega essa questão nos inquieta,afinal que cidadão serão esse do século XXI? Nessa perspectiva Morin (2000)fala da educação do futuro no qual a educação do futuro terá um papel fundamental, afinal o que se percebe ainda hoje é uma educação fragmentada, com os saberes parcelados e divididos, nesse aspecto Edgar Morin vê na educação do futuro a chance de mudar essa realidade, já que há a necessidade de se pensar os problemas de uma forma global, e esta mudança segundo Morin cabe a educação. Mas para que aja essa mudança é necessário que os saberes sejam contextualizados, onde o conhecimento não seja compartimentado, mas sim complexo como o próprio autor afirma que a educação deve ser multidimensional, global e que aja uma intrínseca relação de troca entre o conhecedor e o conhecimento, com essa visão de educação com certeza os novos cidadãos serão mais aptos a resolver e lidar com os problemas e dificuldades que nós enfrentemos hoje, mas para isso é preciso transformar o sistema vigente e consequentemente a educação.

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