sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Para Refletir


As novas tecnologias  possibilita o olhar focado na importância da mesma no processo educativo. Para Neves, além de ampliar as oportunidades de um movimento constante de construção /desconstrução/reconstrução onde contextos de formação precisam estar abertos à comunicação, pesquisa, reflexão, desenvolvendo a capacidade de articulação.
Entendendo a construção do conhecimento como algo que acontece mediante a ação do sujeito sobre o objeto, transformando-o, à medida que é por ele  transformado o que segundo (Freire, 1996, p.37) é fundamentalmente humano no exercício educativo o seu caráter formador”.

A formação com/para o uso das Tecnologias de Informação e comunicação dá-se através do processo de inter-relação entre conhecimento e compreensão e transformação das ações.


 Perspectiva de Educação, Fonte Valente, 2005 p.55

Postado por Maria Helena


Um comentário:

  1. Olá colegas, de fato as tecnologias de informação e comunicação devem ser usadas como ferramentas de aprendizagem e não como veículos de transmissão de conhecimento. Nesse sentido, significa que o conhecimento é construído e não transmitido e esta construção resulta do envolvimento e do interesse do estudante ou aprendiz em uma determinada atividade.

    ResponderExcluir