terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Educação a distância vale pena?


Olá Colegas!
Ao pesquisar sobre EAD, encontrei no site da Revista Nova Escola esta excelente matéria a respeito do tema. Selecionei um tópico interessante sobre a EDA para que possamos fazer uma análise juntos. Segundo a revista Nova Escola (edição 227/ novembro 2007) ao tenbtar ingressar em um desses cursos o importante é avaliar através de um documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) chamado de Referências de Qualidade para a Educação Superior a Distância que indica o que você tem direito de saber antes de se matricular.
- Método de ensino da universidade;
- Tecnologias usadas;
 -O tipo de material didático usado;
- Os tipos de interação disponíveis;
- Quanto tempo leva para o tutor responder às dúvidas.

Caso opte pela EDA é bom  verificar se a instituição está credenciada, se é reconhecida e se já foi fiscalizada. Outro fator muito importante é se você tem perfil de aluno a distância.

Com relação à Educação a Distância, é forte a desconfiança no mercado de trabalho aos regressos dessa modalidade. Isso em parte, por haver poucos diplomados. Vejam os seguintes dados do INEP em 2006:

Graduação presencial formou: 736.829 
Ensino a distância formou: 25.804.

E vocês, o que acham da EDA? Se sentem seguros para optar por algum curso a distância?
A matéria também oferece um teste para você saber se tem o perfil de aluno a distância.

Iara

3 comentários:

  1. Olá colegas!
    Antes quando ouvia falar em Educação a Distância achava que não era possível acontecer, pois,como poderia ocorrer o processo de ensino-aprendizagem, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. No entanto com o surgimento das novas tecnologias observa-se que a educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular, na medida em que as tecnologias são aprimoradas. E agora conhecendo como realmente funciona eu me sinto sim, segura para fazer uma formação a distância.

    ResponderExcluir